O projeto Teias da Inovação atua na área de inovação, cada vez mais contemplada dentro das empresas.

Hoje em dia, o modo de as empresas se relacionarem e fazerem negócios com seus clientes está cada vez mais dinâmico. Inovar é fundamental para que elas busquem seu diferencial competitivo, se adaptem à nova realidade de um mercado cada vez mais digital e tenham vantagem sobre suas concorrentes. Essa é a maneira que a NextNova trabalha junto com os clientes B2B e parceiros da agência.

Para discutir como diferentes ecossistemas brasileiros estão lidando com os desafios impostos pelo cenário pandêmico, expectativas para o futuro e quais ações de suporte devem ser executadas para garantir seus funcionamentos tanto na indústria, como também no ecossistema de startups e de academias, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) promoveram, em 2020, mais uma edição do Projeto Teias da Inovação.

Projeto Teias da Inovação: O que é?

Realizado em diferentes cidades do Brasil e após a pandemia da COVID-19, também em âmbito nacional de forma online, o Projeto Teias da Inovação trata-se de eventos gratuitos que visam incentivar o empreendedorismo.

O Projeto tem como público-alvo startups (empresas emergentes), incubadoras (organizações que auxiliam micro e pequenas empresas a se desenvolverem), empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

De acordo com o MCTI, o programa tinha como objetivo aproximar o Ministério e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Além disso, o Teias da Inovação também aproveitou para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador.

Entre os temas abordados nos eventos estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócio e pesquisa e desenvolvimento.

Projeto Teias da Inovação 2020: Evento estreia formato online e cresce no Brasil inteiro

Para continuar com o ciclo de eventos durante a pandemia da COVID-19, o Projeto Teias da Inovação mudou seu formato, antes presencial, para o online, ganhando assim, abrangência nacional. Os eventos online chegaram a mais de 110 cidades brasileiras.

1ª edição online

A estreia do formato online ocorreu no dia 4 de Junho de 2020. Com o tema nacional “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”, o evento discutiu como os ecossistemas brasileiros de inovação estão lidando com o cenário de pandemia: possíveis cenários futuros e ações de suporte que precisam ser executadas para garantir seus funcionamentos, tanto na academia, indústria e ecossistema de startups.

2ª edição online

Além do foco nacional, a agenda do Teias da Inovação MCTI também passou a ter focos locais, contemplando públicos direcionados de cidades e regiões específicas. O segundo evento transmitido pela web ocorreu no dia 18 de Junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). Com o tema “Instrumentos de Fomento e Incentivo à Inovação e Empreendedorismo”, o evento debateu as dificuldades e requisitos para buscar e conseguir acessar linhas de fomento e financiamento à inovação.

3ª edição online

A terceira edição online do Teias da Inovação ocorreu no dia 7 de julho e, assim como a primeira edição no formato web, também teve abrangência nacional. Com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”, o evento debateu como os ecossistemas brasileiros de startups estão conseguindo se financiar, e discutiu alternativas, instrumentos e mecanismos para dar sequência ou iniciar projetos de inovação no novo contexto.

4ª edição online

A edição online do dia 21 de julho, com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, focou no município de Juazeiro do Norte (CE). A quarta edição online do projeto debateu como a cidade de Juazeiro do Norte poderia se tornar uma referência de cidade inteligente através do desenvolvimento de tecnologias e iniciativas locais.

5ª edição online

A quinta edição online foi em 06 de agosto. Com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, o programa do Teias da Inovação teve abrangência nacional e abriu espaço para o debate sobre os mecanismos de fomento e investimento a ambos os setores, e como tais ecossistemas precisam se organizar, no “novo cenário”, para dar sequência ou iniciar projetos de inovação, tendo como grande base a colaboração mútua.

6ª edição online

O Teias da Inovação teve sua sexta edição online no dia 18 de agosto. Com o tema, “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”, o evento focou na capital amapaense. Na ocasião, foram promovidos debates para o desenvolvimento dos ecossistemas brasileiros de inovação e como Macapá estaria caminhando para a construção de um ecossistema de inovação consistente e vibrante.

7ª edição online

A sétima edição do projeto foi no dia 25 de agosto. Com o tema, “Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”, o evento focou na região de Jaraguá do Sul (SC). O evento abordou os desafios e oportunidades para que o Ecossistema de Jaraguá do Sul se tornasse referência nacional em energias renováveis, tração e mobilidade elétrica.

8ª edição online

Com foco nacional, a oitava edição do Projeto ocorreu no dia 9 de Setembro. Desta vez, pautado pelo tema “Organização, Funcionamento e Replanejamento dos Ecossistemas Brasileiros de Inovação para Competitividade Global”, o programa abriu espaço para o debate sobre o presente e futuro das operações e das organizações dos ecossistemas nacionais de inovação. A conversa abrangeu a necessidade de uma reformulação para uma nova realidade mundial, tanto em termos de estrutura, comportamento, expectativa da sociedade e um novo cenário de competitividade global.

9ª edição online

A nona edição online do Teias da Inovação ocorreu no dia 24 de Setembro e pautou o tema “Inovação na Prática: Desenvolvimento de Atores Regionais” e focou na região de Boa Vista (RR). O evento discutiu o quão importante é a promoção de competências técnicas e relacionais dos atores desses sistemas.

10ª edição online

A décima edição do Projeto online focou na região de São Luiz (MA) e foi realizada no dia 8 de Outubro. Com o tema “Vocação Regional: Organização do Ecossistema Maranhense para Inovação Aeroespacial”, o evento debateu como o ecossistema do estado do Maranhão se preparava e se organizava para se tornar mais uma referência no desenvolvimento de tecnologias e inovações aeroespaciais, uma vez que está assentado ali o importante Centro Espacial de Alcântara.

11ª edição online

A décima primeira edição online do Teias da Inovação, realizada no dia 22 de Outubro, focou na região de Goiânia (GO). O evento pautou o tema “Tendências de Futuro para Goiás: Educação e Mercado”. Durante a ocasião, os especialistas convidados mostraram que o ecossistema de inovação de Goiânia tem várias vertentes, passando pela produção tecnológica básica e aplicada, indústrias marchando para o 4.0 e um pulsante ambiente de empreendedorismo e startups. Também foi discutido as tendências de futuro para o estado de Goiás e como estas teriam impacto na educação e no mercado, e consequentemente na inovação e na competitividade.

12ª edição online

A décima segunda edição online do Teias da Inovação MCTI aconteceu no dia 5 de Novembro e focou na região paranaense de Londrina. Com o tema “Startups e Indústrias: Acelerando a Relação para Maior Integração do Ecossistema e Geração de Valor Mútuo”, o evento colocou em debate como criar um relacionamento mais fluido entre as startups e as indústrias para promover o desenvolvimento tecnológico focando nas demandas do mercado local e, por consequência, mais geração de valor e aumento da competitividade nacional.

13ª edição online

A décima terceira edição do projeto online ocorreu no dia 19 de novembro e focou no ecossistema de Maceió (AL). Com o tema “Empreendedorismo e Inovação: O Impulsionamento para o Sucesso dos Negócios”, o evento explorou as fortalezas do Sururu Valley, o ecossistema alagoano de inovação, empreendedorismo e startups que acolhe e desenvolve soluções de excelência para o mundo, e também seus desafios: mais visibilidade para as startups, integração entre atores e comunidades, investimentos, mão-de-obra qualificada, cursos e consultorias, abrindo espaço para parcerias com outros ecossistemas brasileiros.

14ª edição online

A décima quarta edição online do Teias da Inovação focou no município de Angra dos Reis (RJ). O evento, realizado no dia 3 de Dezembro, pautou o tema “Angra dos Reis 4.0: A Construção de uma Cidade Inteligente e Inovadora” e trouxe à tona dados que demonstram que a região tem se movimentado fortemente nos últimos anos para ser um relevante polo tecnológico brasileiro para além da tecnologia nuclear para energia. Durante a ocasião, também foi destacado o fato de que o município possuía um dos mais completos e inovadores projetos de parceria Público – Privada de Cidade Inteligente, além de estar implantando o primeiro Parque Tecnológico do Mar, seguindo modelos europeus.

15ª edição online

A décima quinta e mais recente edição do projeto Teias da Inovação, realizado no dia 17 de Dezembro, teve abrangência nacional e pautou o tema “O Marco Legal das Startups: Superando Barreiras para Acelerar a Competitividade”. O evento abriu espaço para debater iniciativas que criam um melhor ambiente de negócios, simplifica a criação de startups, estimula o investimento em inovação e ajuda a fomentar empregos.

Projeto Teias da Inovação: edições anteriores

Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI já havia marcado presença nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (Janeiro/2020) e Vitória (Março/2020).

Foram debatidos, respectivamente, os temas “Communities Meeting – Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together – Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

O evento “Make Together: Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”, foi realizado no dia 5 de março de 2020, no Auditório do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e teve debates focados em ciência, inovação e tecnologia.