UFES recebe Teias da Inovação MCTIC com debates nas áreas de ciência, inovação e tecnologia
Vitória recebe, no próximo dia 5 de março, das 7h30 às 12h30, o “Make Together: Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”, do projeto Teias da Inovação MCTIC. O evento, gratuito, ocorre na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com debates focados em ciência, inovação e tecnologia e terá a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://teiasdainovacao.com.br/.
“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar a inovação e incentivar novos negócios. Os debates que serão realizados em Vitória trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação local”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.
Entre os palestrantes estão Neyval Costa Reis Junior, professor da UFES, Cristina Engel, representando a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, Francisco Saboya da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Bruno Moreira da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
O Teias da Inovação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). O projeto será realizado em diferentes cidades do Brasil. Os eventos têm como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas que serão abordados estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.
“O programa vai promover uma aproximação entre o MCTIC e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Serviço: “MAKE TOGETHER: Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação” – Teias da Inovação MCTIC
Data: 5 de março, quinta-feira
Horário: das 7h30 às 12h30
Local: UFES – Auditório do Centro de Ciências Exatas, Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES.
Inscrições: https://teiasdainovacao.com.br/
Programação:
A partir das 7h30 – Credenciamento
8h30 – Abertura Oficial
8h45 – Programas de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação com Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC
9h15 – PAINEL: Cenário e Perspectivas de Inovação no ES com a Diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do SENAI
9h40 – Intervalo
10h – Cenário de Inovação da Academia com Neyval da Costa Reis Junior, professor da UFES
10h20 – Cenário da Inovação no Governo com Cristina Engel, representando a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo
10h40 – ANPEI – Cenário Brasileiro de Inovação na Indústria
11h – ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores)
11h20 – Debate
12h30 – Encerramento
Sobre o MCTIC
A missão do MCTIC é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.
Sobre o CNPq
Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
Sobre o CPQD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.
« Voltar