Projeto Teias da Inovação vai promover debates gratuitos em dez cidades

O projeto Teias da Inovação, uma maratona de eventos gratuitos focados em ciência, inovação e tecnologia, será realizado em dez cidades do Brasil. Os três primeiros encontros ocorrem ainda neste ano, entre novembro e dezembro, em Cuiabá (MT), Campinas (SP) e Aracaju (SE). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em conjunto com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

“O programa vai promover uma aproximação entre o MCTIC e cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Os eventos têm como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas que serão abordados estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.

“A inovação ocorre quando as pessoas interagem no âmbito das organizações e entre organizações. E é esse o objetivo principal do projeto Teias: promover a conexão e o debate sobre o tema inovação entre os principais atores desse ecossistema. Entre eles, destacam-se as universidades, as empresas e o governo”, disse Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto. “Na estratégia de execução do Teias, ressalta-se, ainda, a busca por ecossistemas locais (cidades) com expressivo potencial de crescimento em termos de inovação”, completou.

A abertura do Teias da Inovação ocorrerá em Cuiabá, no próximo dia 7 de novembro, na Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), com o tema “Communities Meeting”. Os encontros seguintes serão em Campinas, em 13 de novembro, com o tema “Relação Indústria x Startups: Cenário Presente e Futuro”, e em Aracaju, no dia 3 de dezembro, com o tema “Perspectivas e Futuros para a Inovação no Sergipe”.

 

Sobre o MCTIC

A missão do MCTIC é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.

Sobre o CNPq

Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.



« Voltar


Assessoria de Imprensa

Raquel Lima
[email protected]
(19) 99703-2480

Tiago Freitas
[email protected]
(19) 99642-1579

Stéphanie Borin
[email protected]
(19) 99690-0235